domingo, 13 de março de 2011

LÍDERES ou chefes?

"O maior líder é aquele que
reconhece sua pequenez,
extrai força de sua humildade
e experiência da sua fragilidade."
(Augusto Cury)
        
  Nos dias de hoje, há muitos que sonham com uma carreira bem-sucedida, enquanto que alguns, já saíram do campo dos sonhos e agora buscam a realização dos mesmos, de maneira prática e concreta. No corre-corre diário, a concorrência, a competitividade, o mercado de trabalho cada vez mais exigente. São títulos, diplomas, línguas, regras de etiqueta, auto-imagem, tantas qualitificações nos são exigidas que, muitas vezes, nem sabemos direito por onde começar. O espírito de liderança, iniciativa, boa fluência verbal, proatividade, desenvoltura, são alguns dos requisitos exigidos. E quando se tem tudo isso e mesmo assim não foi dessa vez que escolheram você? A frustração, a tristeza e o desânimo sempre tentam te derrubar, são quase inevitáveis. 
          A liderança é algo almejado por todos, mas, muitos tem dentro si esse senso de líderança, quase que num estado natural. É, isso existe! É uma espécie de dom. Mas também pode ser desenvolvida a habilidade de liderar, qualquer pessoa pode ser um líder, desde que se disponha a buscar alguns itens importantes para o desempenho desta função e se qualifique. Porém, antes de sair por aí buscando cursos e treinamentos para levá-lo ao título de “líder”, há que se tornar primeiro o auto-líder. Mas, o que é ser líder? E o que é ser auto-líder? Mais essa?
           Pois é, existem tantas idéias, muitas até utópicas, do que venha a ser um líder!!
           Temos vários exemplos estampados neste mosaico de fotos que montamos acima, para podermos discorrer um pouco sobre algumas figuras lendárias. Isso, certamente facilitará o nosso entendimento.
           O líder sempre foi a figura do vencedor, ou pelo menos deveria ser! Temos líderes em nossa história que foram verdadeiros pais e mães, que deram suas vidas por causas que julgavam nobres e lutaram até o fim, inclusive até a morte.     
          Tornaram-se mártires e, muitos, ou senão quase todos, são cultuados e se tornaram uma espécie de semi-deuses. E são lembrados de maneira calorosa e apaixonada por seus liderados. Outros conseguiram a antipatia quase que unânime de uma massa inteira. Foram déspotas, tiranos, autoritários que assassinaram muitos liderados em suas almas, anulando talentos e apagando as luzes internas de muitas pessoas. Muitos abusaram do poder que tiveram, fizeram pessoas de fantoches e servos de seus prazeres e luxúrias. 
          São políticos, líderes religiosos, extremistas, enfim, o líder está por toda parte, mas, muitos desses “ditos líderes” sequer sabem o que é ser um lider de verdade e talvez, nunca saberão, por puro descaso e desinteresse!!! Ou até mesmo por pura apatia ou egocentrismo!
           Mas, o que é um líder? Ou, o que deveria ser? O que se espera de um líder? E esse tal auto-líder, o que é isso?
           Nos dias atuais, antes de tudo, um líder de sucesso, tem algumas características, que nem sempre encontramos na maioria dos que se dizem líderes. Infelizmente!!
           O verdadeiro líder é equilibrado, antes de liderar a outros ele lidera a si mesmo. Pratica o amor próprio e por isso, sabe amar o próximo. Mas, o que é amar o próximo? Não nos parece um tanto quanto religioso? (Talvez passe por aí, mas não é esse o nosso foco). Mas, na verdade, o amor ao próximo, quando praticado, se transforma em respeito ao outro, em se interessar pelo o outro, nos seus sentimentos, seus pensamentos, seus sonhos, seus desejos e por que não dizer, por seus problemas também. O auto-líder, não é CHEFE é ajudador, FACILITADOR, quase um servo. Mas ele perderia o respeito!!! (Alguém poderia exclamar), eu diria que não, pois, o respeito, a autoridade, a LIDERANÇA se conquistam com inteligência emocional (IE) e não com palavras de ordem ríspidas, maus tratos e vozes alteradas, muito comuns nos CHEFES, (aqueles...), este sim, jamais conseguirá liderar de verdade, nunca terá o respeito de ninguém e, com certeza, na primeira oportunidade será traído por alguém. Aquela antiga lei, “o que se planta...”. Pois a única coisa que este “líder” consegue passar é o quanto ele é inseguro, medroso e despreparado. Ele morre de medo de alguém brilhar mais do que ele. Aquele que sempre apaga a luz de todos, sabem? Já diz o ditado que quem perde a razão, e parte para a agressão é porque na verdade perdeu o argumento!!!
           Pois então, o verdadeiro líder, como já falamos antes, é equilibrado, tem inteligência emocional e faz uso dela; é ajudador, facilitador e busca a melhor direção em conjunto, em equipe. Porque ele se ama, ele respeita o outro; porque ele se conhece e se entende, ele sabe o que o outro sente ou deseja. Ele tem “feeling” . É essa a sensibilidade que alguns profissionais desse calibre adquire com essa maneira de ser. O seu liderado quando sonhar em ser um líder, desejará ser como ele, e essa é a melhor parte dessa semeadura. O verdadeiro líder gera outros líderes, é seguro e por isso, treina pessoas para serem líderes também. Ele é um caçador de talentos e multiplicador deles.
            Se você deseja ser um líder, pense bem antes de como o será. Seja antes de tudo, um perito e conhecedor de si mesmo. Pois, quando você tomar para si a responsabilidade de treinar pessoas, estar à frente de uma equipe e buscar gerar resultados, lembre-se, seja um incansável sonhador, e busque realizar seus sonhos em equipe. Convide seus liderados a sonhar com você e encante seus companheiros, pois, quem trabalha feliz trabalha melhor e produz mais, logo, a vitória será inevitável e você, verdadeiramente, se tornará um líder de sucesso e será sempre lembrado por isso!!! 
          Seja um vencedor, busque semear com segurança o amor que você tem dentro de si mesmo e certamente você colherá além do que imaginou... a vitória é certa!!!   
          Acredite!!! Seja um encantador de almas e um multiplicador de vencedores, como você!!!


           Até a próxima e, por favor, participe desse bate-papo também, dê sua opinião sobre este assunto, deixe seu comentário. Conte sua experiência com seus líderes ou mesmo, sua experiência como líder que você já é dentro de você. Será um imenso prazer ler o seu depoimento!!!



14 comentários:

  1. Fundamental uma análise além do que consta nos bancos acadêmicos. O amor retratado ao próximo é com certeza um dos maiores cabedais da busca do Homem no autoconhecimento. Este texto traz de forma sucinta, mas rica em eloquência, a importância de entendermos que somos iguais apesar das diferenças. E também é nossa responsabilidade auxiliar um pouco mais nas atribulações do dia-a-dia..
    Parabéns pelo embasamento a princípios tão importantes como o amor, o perdão, a verdadeira ajuda em qualquer situação...
    Namaste
    Alexandre de Brito Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Então querido, a nossa idéia aqui não é trazer embasamentos teóricos, ou científicos e discussões densas etc etc etc...
    Não, a proposta deste blog é exatamente podermos promover um bate-papo informal, com termos simples e até coloquiais, para que todos possam participar de maneira democrática e livre. Fico muito feliz com as suas palavras, suas observações e, principalmente, vindas de você, já que estou falando de uma AUTORIDADE NO DIREITO!!! (Risos). Fico lisonjeada e muito honrada pela sua visita e participação no nosso bate-papo. A idéia é essa, calor humano sempre e SOLIDARIEDADE como palavra de ordem na vida!!! Faça sempre assim, visite, leia e participe, colaborando com seu comentário.

    Grande abraço e fique com Jesus, sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Ponto de vista bastante interessante sobre o assunto, aliás segue uma linhagem de livros bastante atuais sobre o assunto. Acredito, sim, que existe um aspecto da liderança que é inerente a natureza (confio mais neste aspecto). Desta ótica, os chamados “lideres natos” são reconhecidos e eternizados nesta “função de liderança”. Bons exemplos são: Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama e, porque não, o maior de todos os líderes: Jesus Cristo.

    Isso não significa que não acredite no aperfeiçoamento das qualidades de um líder. Entretanto, acredito, sim, na PREDISPOSIÇÃO A LIDERANÇA, independente se esta é coercitiva, carismática, religiosa, política, etc.

    Adorei o blog... Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Muito maduro o seu comentário e de excelente análise. Bem observado, quando cita sobre as personalidades que estão no quadro acima. O legal desses comentários é que o texto é continuado e completado por cada um que comenta, dando a real natureza e vida ao MOSAICO CULTURAL. Essa é proposta e você conseguiu captar e dar alma a essa idéia.

    Muito obrigada Erick pela sua participação e, faça sempre assim, visite, leia e comente, enriquecendo ainda mais cada texto aqui escrito. A história da vida é escrita por nós, a cada momento, e você se torna expectador ou escritor da sua história, com as escolhas e posicionamentos que tem diante dela. Inclusive, esse será o assunto do nosso próximo bate-papo aqui.

    Grande beijo e fique sempre com Deus te ilumindando!!!

    ResponderExcluir
  5. Uai! Tem um líder faltando aí... VC! Uma das melhores deste exemplo que conheci! Mas tbém, não é p/ menos né amiga?! Com essa bagagem... espiritual e de vivência, só podia dar nisso! Uma mulher súper independente emocionalmente e decidida! Maravilhoso o texto, me fez lembrar as minhas longas aulas d pós graduação... Rs

    ResponderExcluir
  6. A melhor coisa da vida é ter AMIGOS!!! É torcida organizada garantida!!!! (risos) Verdadeiros AMIGOS poucos podem dizer que tem. Graças a Deus eu sou bem-aventurada, eu os tenho!!! E são os meus tesouros... VOCÊ É UM TESOURO RARÍSSIMO AMIGA!! Eu não posso ser, senão, muito FELIZ em tê-la em meu grupo de VERDADEIROS AMIGOS. E, confesso, estava ansiosa por um comentário seu, exatamente para poder tornar público esse elo que temos e o nosso sentimento que é mútuo em verdade!!!

    Querida, o que posso eu dizer? Não existem palavras que possam expressar o que tenho por você, talvez algumas palavras possam chegar perto disso: GRATIDÃO, AMOR, SINCERIDADE, COMPANHEIRISMO, CUMPLICIDADE, VERDADE, IRMANDADE, SOLIDARIEDADE... Ahhh, falar de amigos é muito bom!!!

    Eu te amo minha linda, muito obrigada por tudo, e faça sempre assim, participe e nos enriqueça com seus comentários... (apesar de que esse foi tendencioso (risos), mas, sei que foi verdadeiro). Tá valendo!!!

    Fique na paz de Deus e sempre linda e feliz como és!!! Uma verdadeira libélula transparente... uma sininho!!!! (lembra?)

    ResponderExcluir
  7. CAMILA " O verdadeiro líder é equilibrado, antes de liderar a outros ele lidera a si mesmo."É A PURA VERDADE TEMOS QUE SABER LIDERAR A NÓS MESMOS.TER DOMINIO.PARABENS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada Camila!! Fico muito feliz com a sua participação. Não estamos aqui para ensinar ninguém a ser um líder, mas, buscamos apontar alguns caminhos que aprendemos que temos a obrigação de mostrar a outros. Porque, essa é a grande sacada da educação, podermos aprender, nos iluminarmos com o que aprendemos e iluminar a outros, para podermos crescer e levar outros a crescerem conosco.

    Faça sempre assim, participe, leia e deixe o seu comentário, nos levando sempre a uma nova reflexão.

    Torne-se uma seguidora, é simples, é só clicar (no ítem à sua direita) SEGUIR, e pronto, você fará parte deste grupo de amigos, que como você, também se interssa por bons bate-papos sobre cultura!!!

    Grande abraço e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Primeiramente parabéns pelo blog.
    É de extrema importancia para nós podermos ter acesso à esse tipo de informações.
    Sobre o assunto em destaque, aproveito para deixar um link, para que pessoas interessadas possam saber algo e até participar e fazer esse belissimo treinamento que tive a oportunidade de realizar em Setembro de 2010.
    www.inexh.com.br
    O curso se cham DL - Desenvolvimento e Liderança.

    Um grande beijo minha amiga, estou com saudades.
    Ale

    ResponderExcluir
  10. Entrei no link, é realmente muito legal, boa dica!!

    Então Alê, aqui é um espaço para isso, batermos um papo edificante sobre assuntos que vivemos no nosso dia-a-dia. E o mais importante é isso, essa ineratividade, os amigos aqui que não se conhecem, eu abro o espaço para trocarem suas experiências, suas idéias e com isso, vamos evoluindo todos juntos. É isso que eu acredito ser o verdadeiro MOSAICO CULTURAL. Quando tive a idéia de fazer este Blog, foi com a intenção de propor discussões saudáveis e construtivas e poder abrir o espaço para trocas e, acho que estamos conseguindo isso. Eu creio que todos nós temos algo a ensinar, a contar e abrir assim novos conhecimentos de maneira mútua.

    Muito obrigada você meu querido amigo, por ter esse carinho quase incondicional (porque sempre me cobra justa atenção, com toda razão - risos...) o corre-corre às vezes nos impede de estarmos mais próximos das pessoas que amamos, e você, certamente está neste grupo.

    Fique sempre à vontade para ler, comentar, sugerir assuntos até...

    É uma honra tê-lo aqui nos abrilhantando com suas ricas idéias!!!

    Grande abraço e faça sempre assim!!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Hali! Gostei demais da conta!!! rs...rs.. Identifiquei várias pessoas ao ler o texto e é claro, em algum momento me identifiquei também. Estou a te seguir neste blog, e parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Que bom, fico feliz que tenha gostado!
    Vamos evoluindo, e logo, logo teremos mais temas relevantes aqui para discutirmos!!

    Seja bem-vindo ao nosso blog e faça sempre assim, comente e traga a sua contribuição com sua linha de idéias também!!!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. LANDER COSTA!!!

    Como diria no show de "os melhores do mundo em Joseph Climber" - "A vida é mesmo uma caixinha de surpresas!!!!"
    Quem diria! LANDER COSTA, nome FORTE, postando um comentário em meu blog!?!?! Taí... agora eu fiquei MUUUIIIITTTOOO SURPRESA!!!
    E na mesma proporção, FELIZ!!!
    Pois, trata-se de um AMIGO que eu NUNCA quis perder contato, e infelizmente (...), deixa pra lá né Lander?

    Mas, é isso, líder não é quem quer ser, mas, quem o é!!! Falamos apenas fagulhas aqui, é, sem dúvida nenhuma, um belo assunto acadêmico a ser discutido por aulas e aulas...

    Mas, por favor, me conte as boas, me mande seu e-mail, seus contatos... agora que reapareceu, APAREÇA MESMO!!! <:)<

    Que Deus o abeçoe e te faça sempre e, cada vez mais, um cérebro brilhante, pois, você sempre foi, e você sabe o que eu penso sobre você... "Pesamentos de paz..."

    Faça sempre assim, comente, deixe seu recado, contribua com suas pérolas de sua mente brilhante!!

    Muito bom te ver por aqui Lander!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma contribuição muito importante para a evolução do nosso trabalho!!