quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Criança em Seu Meio Ambiente Moderno...
Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida,
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras à sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!” (Casimiro de Abreu)
Quem teve o prazer de ter uma infância em casa, ou em uma cidadezinha de interior, ou até mesmo, em uma fazenda ou chácara, morando ou passando finais de semanas ou férias, sabe muito bem o que é acordar com o canto do galo bem cedo e ouvir os gritos da mãe chamando pra tomar a gemada e depois do café farto com bolos e biscoitos, a criançada toda saía correndo dizendo que “o ultimo seria mulher do padre”. Depois, começavam a brincar de “pique-esconde”, depois as meninas saíam juntas pra brincar de “amarelinha”, enquanto os meninos se juntavam num campinho improvisado pra jogar futebol. E brincavam todos os dias de inúmeras brincadeiras diferentes, nunca se cansavam, nunca esgotavam o repertório das brincadeiras e cantigas de roda. Era jogando “bola-de-gude”, ou jogando queimada, ou brincando de fazer fazendinha de palito de fósforo e mangas que caíam do pé ainda verdes. Ainda brincavam de “bete”, brincavam de “adedonha”, de “pular elástico”, enfim, é sempre muito bom voltar a reviver essas memórias em nossas lembranças. Porém, infelizmente, nem todos conseguem repassar essa qualidade de vida infantil para seus filhos. As crianças cresceram e se tornaram adultos ocupados e sempre apressados. Dessa maneira, esses adultos tem que trabalhar muito, dobrar a jornada estudando, se qualificando para um mercado sempre muito competitivo, conciliando com a casa, o marido ou mulher, com filhos etc etc etc... O tempo curto não permite mais esses indivíduos morarem em chácaras ou, muitos até, não conseguem continuar em sua cidade de origem, tendo que morar nas grandes cidades, poluídas, cheias de prédios e condomínios. Esta opção, costuma ser a mais adequada e mais segura, já que as pessoas buscam morar o mais perto do trabalho possível e, nem sempre, conseguem morar em casas com amplos quintais e ricos em pomares. Conseqüência disso, é que a criança, filha desses adultos do mundo moderno, acabam por “pagarem o pato”! Morando em condomínios e em prédios com muitos apartamentos, onde os espaços para as garagens já são tão escassos, imaginem só para a área infantil, o “playground”, nem sempre seguem à normas de qualidade em segurança e bem-estar. Os vizinhos reclamam do barulho, reclamam da sujeira, reclamam da presença delas, enfim, reclamam de tudo que envolve o mundo infantil. Crianças que ficam o dia inteiro com babás, depois vão para a escola e só convivem à noite com os pais que, muitas vezes, ainda levam trabalho pra casa. A vida do mundo moderno tem sido deficiente em qualidade de vida para o adulto e num efeito dominó, isso acaba por atingir as nossas crianças que, serão nossos adultos de amanhã.
Agora, cabe uma reflexão: Se nós, os adultos de ontem, que brincamos de “pique-esconde”, de “amarelinha”, de “elástico”, de “bete”, enfim, cantamos cantigas de roda e muitos de nós tínhamos, no mínimo, a presença da mãe integralmente em casa, estamos oferecendo hoje um mundo totalmente impessoal e mecânico para os nossos filhos, imaginem só o que não estamos ainda produzindo para os filhos dos nossos filhos amanhã?

É... vale à pena pensar um pouco. Qualidade de vida, não é só comer comida natural, ou falar do efeito estufa no mundo. Sem dúvida que, devemos observar no que podemos cooperar para o mundo em geral, como buscarmos fazer algo substancial para produzirmos alimentos saudáveis, oxigênio de qualidade, evitando a poluição tão comum em nossas cidades, para termos ambientes mais saudáveis. Mas, vale à pena pensarmos também, em produzirmos o principal para que a nossa qualidade de vida aumente, buscarmos administrar melhor o nosso tempo, de maneira quantitativa e, melhor ainda, de forma qualitativa com os nossos filhos e entes queridos!!! Muitos de nós, sequer temos tempo para dispensar com uma daquelas brincadeiras que tanto gostávamos em nossa infância, com os nossos filhos. Um gesto simples faz toda a diferença. Talvez os índices de divórcio no mundo tenham aumentado, justamente por causa do tal “corre-corre” diário, amplificado com stress e culminando com a intolerância em casa, não é mesmo?
Fica então, a pergunta e a sugestão para reflexão!!!

(Fotos: Fernanda Dornelles e Lauma Cristina Dornelles)

9 comentários:

  1. Hali:

    Com a "evolução" do mundo antigo, levando-nos à modernidade e às facilidades dela advindas, a qualidade de vida deveria ter melhorado. Porém, cada vez mais o stress diário, causado pelas pressões da sociedade moderna, acabam mitingando todo eventual bem-estar que poderia ser auferido. Urge, portanto, que cada família repense seu modus vivendi, de forma a não perder o que há de mais precioso na vida humana: o amor, o carinho, a comunhão familiar e a fé.

    Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Rick, eu sou muito bem-aventurada por ter você como amigo!!! Suas palavras me comovem por tamanha verdade que há nelas. Que Jesus continue te abençoando e te usando como vaso de honra dEle, como você já tem sido há tempos!!

    ResponderExcluir
  3. vc e maravilhosa!!!! sempre deste de pequena teve um lado que nunca entendia ....e o hoje entendo completamente DEUS ja lhe usava, sempre para mostar as pessoas que estao ao seu lado e ao mundo que tudo pode ser diferente que pode ser ainda mas MARAVILHOSO do que e VIVER!!!!!,tenho muito orgulho de ser sua AMIGA irma .....amo voce demais sou sua fa vc sabe disto.obrigado por deixar eu fazer parte da sua rica lista de amigos...beijos.vc ira longe muito mas longe eu sei e quero estar na primeira fila para le aplaudir.

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida! Que orgulho!!! Seu lugar é no topo mesmo! rs... Vc é uma excelente profissional... competente, responsável, alto astral e MUITO inteligente! Esperamos juntas por esse momento ímpar da sua vida! A sua felicidade é a minha! Mesmo estando longe, sempre emanei as melhores vibrações para vc! Que Deus continue guiando seus passos, conservando em ti essa mulher poderosa e maravilhosa que és tu! Sou sua discípula... rs! Obrigada por fazer parte da minha vida e a me ensinar a enxergar um ser além do que ele representa. Te amo para todo o sempre!

    ResponderExcluir
  5. Quê que eu posso dizer, fico até sem graça com tanto carinho reunido por vocês...
    A maior riqueza de um ser humano na terra, depois da família é cada amigo que ele faz nesse universo tão cheio de problemas e desigualdades...
    E amigos de verdade tá cada vez mais raro e difícil de encontrar, porém, eu sou uma bem-aventurada por tê-las na minha vida como AMIGAS que posso escrever com letras garrafais!!!
    Eu amo muito vocês, Patrícia e Marília, sendo duas amigas diferentes e cada uma com seu espaço na minha vida, individual que é só de vocês!!
    Muito obrigada pelo carinho, pelo reconhecimento do meu trabalho e pelo apoio sempre. E tudo de bom que eu sei que vocês sentem por mim eu devolvo em dobro pra vocês, que Deus as abençoe hoje e sempre e ilumine ainda mais o caminho das duas, cada uma na sua trajetória!!!

    Beijosss...

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post amiga! Pra quem tem "olhos" as prioridades e os papéis certamente se mostram invertidos em nossa sociedade. God bless you!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada querido, essa é a idéia central; você captou bem!!! Temos que atentarmos para esse "dia-a-dia corrido" que está nos aprisionando e nos levando a sermos reféns de nossos "ideais vazios" e "sonhos de consumo" que nos permitimos ter, levados pela mídia ou o marketing desfreado que, infelizmente, uma excelente ferramenta que, mal usada, leva à alienação e a um comportamento uniformizado e escravizante, onde você vale o que você tem e nao o que você é. A "felicidade" televisiva, leva muitos de nós a pensarmos que nosso ideal de felicidade é a aquisição de "coisas", ou adquirindo objetos, ou pior, sendo objetos, de padrões distorcidos; enquanto que não será adquirindo "coisas" ou se tornando uma "coisa" que proporcionaremos a felicidade de nossas crianças e nem o sucesso nos muitos casamentos que existem, mas, a volta urgente dos valores essenciais e primários; a alegria de brincar com brincadeiras antigas, sim, mas, saudáveis e que nos proporcionam verdadeira comunhão e vivência junto à família. O que realmente interessa. Há que se pensar nisso tudo...

    ResponderExcluir
  8. Hali eu que a conheço há tantos anos , não me surpreendi na mulher maravilhosa que se tornou, com força , vontade de crescer e luta por o que quer e acredita...è de mulheres como vc que o mundo necessita, para que possa dar um brilho especial pra ofuscar todas coisas ruins que acontece, me sinto privilegiada de fazer parte de sua vida e de seu circulo de amizade,bjos querida

    ResponderExcluir
  9. Eu fico muito feliz pelas tuas palavras, e que bom te ver por aqui também!!!
    O sucesso de uma pessoa não se faz sozinho, cada um é um misto de tudo que já viveu e de muitos que estão ou estiveram ao seu redor um dia. E, com certeza, o que sou tem muito daquela infância que tivemos e adolescência, enfim, brincávamos na rua, jogávamos volley, convivemos de maneira saudável e pura e construímos valores basados em fatos e vivências... e você fez parte de uma parcela desse tempo que foi cristalizado em minha memória. Obrigada por ser minha amiga!!! Jesus a abençoe ricamente!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma contribuição muito importante para a evolução do nosso trabalho!!